A sessão da última sexta-feira (15) na Câmara Municipal de Poço das Trincheiras foi marcada por tensão e embate entre situação e oposição. O vereador Landeco apresentou o requerimento nº 06/2025, solicitando ao TCE/AL uma auditoria nas contas do Poço Prev, a previdência municipal, referente aos últimos exercícios financeiros.
Apesar da resistência da base governista, a proposta acabou sendo aprovada. Votaram a favor: Landeco, Adione Lyra, Maria Inácio e Renilmary Alencar. Contra: Fabrício Aguiar, Junior de Bolero, Zé da Churrascaria e Rodolfo Aquino. O empate foi desfeito pelo voto de minerva do presidente Rafa de Erivan.
Segundo Landeco, há indícios de irregularidades na gestão do fundo, como atrasos ou ausência de repasses, divergências entre balancetes e informações divulgadas no portal da transparência, além de relatos de movimentações atípicas nas contas vinculadas.
Em outubro de 2024, denúncias apontaram que cerca de R$ 900 mil deixaram de ser recolhidos, comprometendo o equilíbrio do fundo e colocando em risco o pagamento de mais de 600 aposentados e pensionistas.
Caso confirmadas, as irregularidades podem levar o atual prefeito a responder por improbidade administrativa.
A oposição promete seguir cobrando transparência na gestão dos recursos previdenciários.
Fonte: www.politicaalagoana.com.br