Politicando
Durante ato administrativo na cidade de Porto Calvo, o deputado Arthur Lira (PPmais uma declarou-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que ainda pretende candidatar-se à presidência da República em 2026, mesmo inelegível pelo TSE.
Lira, durante uma entrevista, afirmou que ser vice-presidente é “um cargo que honraria qualquer brasileiro”, referindo-se a “qualquer das chapas”, ou ainda a uma candidatura ao senado federal.
“São dois cargos que honrariam qualquer brasileiro, ser vice-presidente em qualquer chapa e ocupar uma vaga no senado federal, a casa dos estados, são dois cargos muito honrosos. Mas o momento é de muito trabalho e articulação”, disse, em conversa com o radialista Ildo Rafael.
É claro que o deputado, ex-presidente da Câmara, não sonha nem trabalha para ser vice de quaisquer candidatos à presidência em 2026.
Sabedor da inelegibilidade do ex-presidente, Arthur não enganou-se ao citar ‘qualquer uma das chapas’, pois sabe que uma palavra sua, ainda mais gravada em vídeo, ainda ecoa nacionalmente. Seu gesto foi um aceno, devolvido a Bolsonaro, após palavras no mesmo sentido ditas por ele alguns dias antes.
Ao dizer que é ‘honroso’ ser vice de Bolsonaro, Lira atiça e acalenta o eleitorado bolsonarista, já pensando num ‘plano B’ caso seja realmente rifado do grupo político de JHC, que ao que tudo indica, namora o MDB e Renan Calheiros - tudo com o conhecimento de Lula.
Assim como Calheiros, Lira também tem suas armas, e vai sacando-as à medida em que é chamado para o tabuleiro do xadrez político. Arrumações que serão, para ambos os lados, vitais na disputa ao senado que esquenta cada vez mais.
Com 7segundos