Os moradores de Poço das Trincheiras no sertão de Alagoas continuam sofrendo com a precariedade no abastecimento de água. Enquanto diversas comunidades enfrentam torneiras secas a mas de um mês em algumas ruas e localidades que veem passando por uma escassez a empresa responsável pelo serviço anunciou um aumento na tarifa a partir de abril.
O reajuste, que chega em um momento de grave crise hídrica na cidade, revolta a população, que já convive com a falta de água há meses. “Não temos água nem para as necessidades básicas, e agora querem cobrar mais caro por um serviço defícienteente e que em alguns lugares praticamente não existe, porque a água não está chegando e quando chega é insuficiente pra abastecer totalmente; disse a senhora revoltada, Ela é moradora de uma das áreas que sofre bastante com a falta de água na cidade, o conjunto MORAR MELHOR.
Outra moradora diz que em sua casa na comunidade PASSAGEM, já vai fazer dois meses que a água não chega, e o talão tá chegando; Afirmou a moradora. E agora tão disendo que vai ser com aumento; É um assalto aos mais carentes, desabafou.....
A empresa Águas do Sertão em um comunicado no último talão, informa que a partir do dia 01/04/2025 todos os serviços teram reajuste para recomposição tarifária.
Segundo um funciónário da empresa que está sempre pela cidade, com quem conversamos e que não quiz se identificar, o aumento é necessário e será usado para ser investido em custos operacionais altos e na necessidade de investimentos na infraestrutura.
No entanto, para os consumidores, a medida soa como um descaso e falta de respeito.
Antes de aumentar a tarifa, eles deveriam garantir que a água chegasse até nossas casas”, reclamou ainda a moradora da comunidade PASSAGEM.
Diante da situação, moradores já organizaram protesto, foram a frente do escritório da empresa na cidade e continuam a cobrar providências para resolver essa situação que se arrasta.
O Ministério Público e a Defensoria Pública já foram acionados para investigar o caso e buscar soluções para a situação na cidade. Enquanto isso, famílias seguem contando com carros-pipa e alternativas improvisadas para conseguir água.
A crise no abastecimento de água no sertão não é novidade, Mais diga-se de passagem:
Que com a chegada da empresa ÁGUAS DO SERTÃO a situação em Poço das Trincheiras ficou caótica e está ficando cada vez mais insuportável. A indignação cresce à medida que a população paga mais e recebe cada vez menos.
O temor agora é que o aumento da tarifa anunciado para a partir de Abril agrave ainda mais a desigualdade no acesso a Água, que é um direito essencial da população.
Silvanio Rocha DRT/AL 1448